quarta-feira, 22 de abril de 2009

Homenagem a Artur Lourenço Fernandes e a seu irmão Manuel Lourenço


Artur Lourenço Fernandes ( 1 ) sobrinho do Major Joaquim Lourenço ambos sócios - fundadores da " Fernandes & Cª,Ldª " a antiga casa da Rua do Rato ( actualmente Papelaria Fernandes S.A. no Largo do Rato ) e da Rua do Ouro localizadas em Lisboa e o seu irmão Manuel Lourenço foram homenageados na CASA DA ESCOLA do Vale da Pereira, pequena aldeia da freguesia de Stº André das Tojeiras, onde os dois irmãos nasceram, há mais de um século. Francisco Fernandes Faia um pequenito de sete anos convidado a descerrar as fotografias do seu trisavô e do tio trisavô, fez correr lágrimas de gratidão, aqueles que ainda restam de muitas gerações que durante mais de 70 anos, frequentavam a escola construida em 1922, com os primeiros tostões ganhos pelo irmão Lourenço Fernandes.
( 1 )Fernandes nome adoptado pelos clientes do estabelecimento a Artur Lourenço, que mais tarde veio a oficializar com o nome da empresa em 1919.

Refira - se que Artur Lourenço Fernandes para quebrar o isolamento da população, comprou, transportou e mandou montar em 1926, uma ponte que era então dos Caminhos de Ferro e que passou a ligar o Vale da Pereira a Vila Velha de Ródão, sobre o Rio Ocreza.
Bem Hajam!
Texto: Alberto de Almeida Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário