domingo, 10 de maio de 2009

Lagar do Carril e de Santo André das Tojeiras


Foi em tempos o lagar de azeite da Freguesia com a tecnologia mais avançada na década dos anos 30, equipamento fornecido pela Fundição Duarte Ferreira & Filhos do Tramagal. Só nos anos 1944/45 é que foi construida a ponte junto ao lagar sobrepondo o ribeiro do Vale de Grou ( nascente na Freguesia das Sarzedas ) e assim facilitando o acesso ao mesmo.
Hoje em dia o Lagar do Carril encontra - se em ruínas ( propriedade privada ) e a ponte resistiu ao tempo e ainda se mantém de pé.

Actualmente o azeite é produzido no lagar restaurado e modernizado de Santo André das Tojeiras, onde se encontram as mós do Lagar do Carril em exposição.

Biblioteca da Associação


Foi por intermédio do Dr. Armando Lourenço Rodrigues que a Associação " Casa da Escola " tem uma biblioteca com algumas dezenas de livros. A seu pedido junto do Departamento da Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian sito em Lisboa, tiveram a amabilidade de oferecer à Associação uma vasta gama de livros de diversos autores e escritores. Também alguns dos livros que se encontram na biblioteca foram oferecidos pelo " Grupo dos Amigos de Santo André ".

Exploração Caprina no Vale da Pereira


Foi no 2º semestre de 2008 que iniciou a actividade da exploração caprina, com as melhores condições e equipamentos, esta empresa única na Freguesia, gerida pela jovem empresária agrícola Manuela Salavessa Duarte. Nessa fase inicial começou com algumas chibas e bodes de uma raça específica " Murciano - granadina " de origem espanhola. Na actualidade já contam com 200 cabeças de caprinos ( bodes, cabras e cabritos ) divididos em dois rebanhos ( rebanho "carne" e rebanho "leite" ) para a produção de leite e carne, para o consumo do mercado interno. O objectivo é aumentar a produção, para satisfazer as necessidades da empresa agro - pecuária e o mercado.
Votos de um futuro promissor!

Atleta da Fonte Longa


Bernardino Almeida ( do lado direito da foto acima ) A partir dos 20 anos foi militar na Ilha do Sal, nos anos 40 foi graduado nas forças de segurança e após a sua aposentação regressou à Fonte Longa sua terra natal. É um atleta ainda em exercício com 90 anos, tendo participado em várias provas de meio fundo em atletismo como amador, neste momento com menos regularidade, corre ainda 5 quilómetros para sua manutenção e bem estar.
( Nas suas corridas de manutenção passando por algumas aldeias era acompanhado por uma cabra de estimação ).

Altar da Associação


Neste altar improvisado na Associação, o Padre João Ribeiro, pároco da Freguesia de Santo André das Tojeiras, desloca - se regularmente a pedido do Povo do Vale da Pereira, para celebrar missa aos crentes mais idosos da aldeia.

Peças Artísticas na Associação


Numa outra vitrine da Associação do Vale da Pereira, estão expostos também algumas peças artísticas da autoria de Alberto de Almeida Roque, que desde muito novo trabalhou em Lisboa como empregado comercial até à sua aposentação, tendo regressado às suas origens em 1992. Foi nesta altura que iniciou a criação de todas as peças utilizando materiais de diferentes texturas ( pedra, madeira, metal, plástico, tinta ) numa perpectiva diferente deu alma e forma a estas peças originais.

Ofereceu também à Associação esta colecção de peças.

Miniaturas Expostas na Associação


Numa das vitrines da Associação está exposta uma colecção de vários objectos em madeira, criados por João Roque de Almeida ( 1928 - 2002 ) surdo mudo desde a tenra idade de 3 anos, durante a sua vida foi pastor, ferreiro e por fim serralheiro. Mais tarde depois de aposentado com um certo jeito a manejar o seu canivete, resolveu executar várias miniaturas em madeira, cujo o tema " Instrumentos de Trabalho Agrícolas e Maquinarias " e outros, todos a funcionar como na realidade. Oferecendo - os à Associação do Vale da Pereira como prova de gratidão.

Todos os objectos foram executados simplesmente devido à sua memória visual, não necessitando de verificar qualquer instrumento até à sua execução final.