terça-feira, 28 de abril de 2009
Fonte Pública do Vale da Pereira
Construida à décadas, foi a fonte de abastecimento público de toda a aldeia até à vinda da Rede Pública em 1987. Actualmente encontra - se desactivada e em estado de degradação.
Rua José Roque Bispo
Nome da Rua que foi atribuida a José Roque Bispo pelo seu desempenho como Combatente da 1ª Guerra Mundial em 1914 - 1918. Neste local foi onde nasceu e viveu parte de sua vida. Também é nesta mesma rua que se encontra o Forno Público da Aldeia do Vale da Pereira.
Inauguração do forno da Casa da Escola
Foi inaugurado o forno da Casa da Escola em 17 de Agosto de 2008, mais uma obra concretizada, depois do acto simbólico realizou - se um almoço convívio, com a presença do Presidente da Junta de Freguesia Sr.Francisco Lourenço, Direcção da Casa da Escola, Associados e Familiares.
N.B.( Todo o material para concretizar as obras da Casa da Escola do Vale da Pereira têm tido o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras, ficando a Mão - de - Obra a cargo da Associação da Casa da Escola ).
segunda-feira, 27 de abril de 2009
" BARRAGEM DO ALVITO "
Estão neste momento a efectuar os Estudos de Impacte Ambiental no terreno da maior obra projectada à 75 anos nesta freguesia, concessão ganha pela EDP única concorrente. O local da barragem será a 1300 m a montante da Ribeira do Alvito ( anos antes havia sido projectada a jusante da Ribeira ), ficará com o mesmo nome " Barragem do Alvito " apesar do paredão com 93 m de altura ser construido no Rio Ocreza. Vai ter uma capacidade de 425 milhões de metros cúbicos, cobrindo uma área de 1731 hectares, a albufeira terá uma extensão de 27,5 kms. O orçamento deste processo ronda os 345 milhões de euros, ultrapassando os valores inicialmente calculados, mas por outro lado vai gerar mais energia ( uma potência de 225 Megawatts ). O início da construção está previsto para Julho de 2011, as expropriações serão feitas em 2013 e deverá estar concluída em 2015. A construção desta obra será naturalmente aceite, não só pela pouca rentabilidade dos antigos olivais que circundam as margens do Rio Ocreza e de outros afluentes, como também os benefícios que poderá trazer para a Freguesia.
Texto de P Roque
domingo, 26 de abril de 2009
Tanoaria do " Manuel dos Pipos "
Oficina familiar de Tanoaria, instalada no Vale da Pereira no fabrico e na reparação
de barricas, pipos, barris, tonéis, etc. Já faz três décadas que se encontra em funcionamento ao encargo de Manuel Alves Rodrigues mestre nesta arte.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
7 de Dezembro de 2008 Almoço/Convívio/Apresentação de Novas Listas
Continuam com o mesmo empenho nos destinos para o qual foram empossados até que haja outra oportunidade.
Esta Direcção faz já 15 anos na frente desta Associação, é de louvar!
Bem Hajam!
Artur Lourenço Fernandes - Comendador de Mérito Industrial
Busto em Bronze, de autoria do Mestre Lagoa Henriques
Encontra - se implantado frente à Igreja Paroquial da Freguesia de Santo André das Tojeiras.
Programa de Festas de 12 e 13 de Julho de 1997
Editado na " Tipografia António Roque " em Castelo Branco (já extinta) foi também quem criou o logótipo da Associação da Casa da Escola do Vale da Pereira.
Imagem da Nossa Srª da Conceição
Nossa Srª da Conceição Padroeira do Vale da Pereira, foi por iniciativa e oferta de Maria Odete Salavessa.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
1ª Exposição de Artesanato na Associação Casa da Escola do Vale da Pereira
No " DIA DE PORTUGAL " em Junho de 2000 realizou - se a 1ª Exposição de Artesanato, Lavores, Desenhos, Poesia e Contos Tradicionais. Apoiado pelo Presidente da Associação, João Ribeiro Martins e da Organização deste Evento: Joaquina Almeida Roque e Maria Odete Salavessa.
Também em 2000 foi Editado o Livro " Santo André das Tojeiras " (Ensaio de Etnologia Regional) pelo Dr. Armando Lourenço Rodrigues.
" Casa da Escola " criou Associação
Em Julho de 1999 foi criada a Associação Casa da Escola Vale da Pereira com o intuito do desenvolvimento Cultural e Recreativo e usufruir a nível oficial de todos os direitos que serão concedidos pela Autarquia e Poder Regional. Bem - Hajam aos Órgãos Directivos da Casa da Escola por terem tornado realidade esta iniciativa.
Inauguração do Centro de Convívio
Inauguração efectuou-se em 25 de Outubro de 1997 com a presença de entidades oficiais o Presidente da Camâra Municipal de Castelo Branco o Presidente Dr. César Vila Franca e Vice Presidente, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras Sr. Ernesto Valentim, Tesoureiro Sr. Sebastião, membros da Assembleia e restantes convidados como gentes do nosso povo e familiares e a Imprensa e Rádio de Castelo Branco a fazer a cobertura de tal acontecimento.
Nota: Azulejos " CASA DA ESCOLA " foram doados pelo Dr. Armando Rodrigues.
1ª Festa de Verão 20 - 07 - 1996
Festa com o intuito de realizar e angariar alguns fundos e apoios para a restauração da antiga Casa da Escola que encerrou em 1977 por não ter alunos para a frequentar, restando só as paredes da mesma, esta que foi mandada construir em 1922 e oferecida ao Estado pelo Comendador da Ordem de Mérito Industrial, Srº Artur Lourenço Fernandes, esta Escola Primária que tem o nome de seu pai, Francisco Lourenço (Sapateiro), em homenagem por ter enviado seu filho para a escola.
Subscrever:
Comentários (Atom)