sábado, 20 de fevereiro de 2010

GASAT - Sede Provisória

O Grupo dos Amigos de Santo André de Tojeiras - GASAT - fundado em 1957, tem a sua sede provisória na casa da escola de Vale da Pereira, por cortesia da Direcção, aí se guardando toda a nossa documentação. Por falecimento do nosso Presidente Engº. Ruben Viana Fernandes, grande amigo e benfeitor do Vale da Pereira, o GASAT tem hoje à frente: Armando Rodrigues (vice Presidente), Carlos Almeida (Secretário), Luís Bento Gonçalves (Tesoureiro).

Texto Armando Lourenço Rodrigues

Freguesia e Paróquia de Santo André das Tojeiras


A freguesia de Santo André de Tojeiras, a que pertence Vale da Pereira, foi criada por decreto de 1 de Novembro de 1926, por cisão da freguesia de Sarzedas. O facto foi muito contestado e cabe aqui lembrar os nossos conterrâneos Artur Lourenço Fernandes, Manuel Lourenço, José Roque de Andrade, Padre Manuel de Jesus Rodrigues que implantou a Paróquia. Foram eles que com o apoio do Povo conseguiram implantar o estabelecido no citado decreto.

Texto de Armando Lourenço Rodrigues

Vale da Pereira na "ERA TERCIÁRIA"

Muitos milhares de anos já passaram - o local de Vale da Pereira estava localizado na margem dum lago,  que se estendia até Sarzedas e ao Moradal, como atestam a espessa camada de areia e calhaus rolados (conheiras) que cobrem toda esta zona. O Homem de Neandertal, nosso antepassado, coberto de peles por aqui pescava, caçava, passeava até ao rio Tejo, como atestam os objectos encontrados em Vilas Ruívas e Açafal.

Texto de Armando Lourenço Rodrigues