segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Escola de Padiai Oecussi - Timor - Leste

Caros amigos do Vale da Pereira,
Devo ser o filho do Vale da Pereira que está mais longe daí, mas que todos os dias se lembra dessa terra. Para além das muitas aventuras que tenho passado aqui em Timor Leste, uma das últimas foi a inauguração da reabilitação da escola de Padiai em Oecussi-Timor-Leste. A história repete-se esta escola foi reabilitada em Janeiro de 2010, oferecida a reabilitação pela familia Des Arnolda. Aqui aquilo que já não faz falta no Vale da Pereira, é de extrema importância, a escola é gerida pelas irmãs Franciscanas da Divina Providência, tem 700 crianças na primária e no pré-secundário.
Mando umas fotografias daquilo que já foi atingido. A escola já tem água um cano com 1,5 kms foi oferecido pelo Presidente da Republica, as cadeiras e mesas foram oferecidas pelo Rotary Club da Austrália, ainda não são suficientes mas para o mês que vem, viram mais.
As fotos são da cozinha existente, estamos a negociar para ver se o Programa Alimentar Mundial oferece a cozinha e a despensa para cozinhar para as 700 crianças. Agora cozinha-se todos os dias para 360 crianças, arroz com feijão não há mais para dar. Cada criança leva de casa um pouco de lenha todos os dias para se poder cozinhar.
A maioria das crianças vem para a escola sem tomar o mata bicho, como alguns de voçes ião para a escola do Vale da Pereira. Sapatos também são poucos os que têm, só chinelas. A farda é obrigatória e há muitas crianças que deixam de estudar porque não têm dinheiro para comprar a farda.
O sonho é construir mais 8 salas de aula, colocar eletricidade para poder ter uma sala com computadores. Ainda se lembram quando o Vale da Pereira não tinha eletricidade?? Foi só em 1986 que a luz chegou. Os computadores vão ser oferecidos pela Austrália. A Internet foi instalada o ano passado, uma companhia Australiana ofereceu para 2 anos, Wireless de satélite.
Fazer uma biblioteca, melhorar a qualidade de ensino dos professores. As crianças da primeira e segunda classe ainda não sabem ler nem escrever. Alguns professores não sabem falar Português.
Enfim sinto-me pequenino e o desafio é tão grande, precisamos de livros, precisamos de computadores, paineis solares, baterias, geradores, comida, vegetais para melhorar a dieta das crianças. Algumas crianças têm padrinhos mas esses padrinhos não são suficientes. Se existirem mais padrinhos, mais crianças podem continuar a estudar.
Mas enfim isto é só parte do meu trabalho aqui nesta terra, o meu verdadeiro trabalho é plantar árvores. Outro dia conto-vos mais histórias da terra do sol nascente. Beijos e abraços para todos!

Texto e foto de Pedro Mesquita